• Guilherme Fernando Ferrari

Planilha de Controle dos Serviços Externos | Abertura de Empresas



Sabe-se que, para abertura de empresas ou cumprimento de diversas exigências dos órgãos públicos, o ideal é possuir o controle total das rotinas dentro de um escritório.

Então, para realizar todo o processo foi desenvolvida uma planilha de controle de serviços externos, que deverá ser introduzida no ambiente de trabalho para facilitar o processo de abertura de empresas.

Lembrando que atualmente as solicitações de inscrição, alteração e baixa, no âmbito do CNPJ, poderão ser analisadas e deferidas diretamente pelos Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas, sem que o contribuinte necessite deslocar-se para o atendimento da Receita Federal. Desta forma, o CNPJ poderá ser emitido, alterado e baixado concomitantemente com o registro do respectivo ato no cartório, assim como já ocorre com os atos sujeitos a registro nas Juntas Comerciais.

A REDESIM - Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios - foi criada pela Lei nº 11.598/07 para permitir que o cidadão abra ou regularize o seu negócio de forma simplificada e sem burocracia. Na prática, significa dizer que os órgãos responsáveis pelo registro e legalização de sua empresa atuarão de forma integrada, permitindo a realização de todo o processo por meio de entrada única de dados, inclusive via internet. A REDESIM é administrada pelo Subcomitê Estadual constituído por órgãos representativos dos municípios, do Estado e da sociedade em geral.

Abaixo segue o guia prático com os 8 passos básicos da planilha que auxilia no controle dos serviços externos na área de contabilidade.

Link para download: Planilha de Controle dos Serviços Externos

Quer mais? Acesse relação de planilha e o site.


  1. Como na planilha aplica-se funções automáticas, será necessário cadastrar as empresas, contatos de telefone e e-mail. Faça o processo na planilha cadastro. Portanto, o item 1 (um) é de suma importância para que a planilha funcione corretamente.

  2. O CNPJ da empresa cadastrado no item 1 (um) será relacionado em lista. Onde deve-se selecionar a empresa correspondente ao serviço atual.

  3. Informe se está pendente, em andamento ou concluído. A informação será relacionada em forma de lista, constado essas opções. Complemento item 8.

  4. Insira o motivo que levou ao serviço externo, escreva de forma detalhada o tipo de prestação de serviço.

  5. Selecione o órgão público que se refere o trabalho. Esta informação também será relacionada em forma de lista, constado diversas opções conforme item 8.

  6. Informe a data inicial do processo.

  7. Se for estabelecido um prazo, defina a data final para o andamento do processo.

  8. Insira os tipos do serviços e outros status, se for necessário. Concluído o processo, aconselho ocultar a coluna clicando com o botão direito do mouse sobre toda a coluna K.

Para consolidar o controle também demonstrando um totalizador de empresas e serviços em aberto, concluídos ou pendentes.

Quer desbloquear o arquivo? Siga o passo a passo.

Críticas e Sugestões? Entre em contato ou mantenha-se conectado nas redes sociais.

#controle #planejamento #serviços

1,237 visualizações

© 2014-2020 Função Contábil | Planilhas de Contabilidade 

  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • RSS ícone social