top of page

Planilha de Cálculo Folha de Pagamento | Salários e Encargos


A Folha de Pagamento é o nome dado a uma lista mensal, semanal ou diária da remuneração paga aos trabalhadores de uma instituição, também conhecido como holerite. Em uma empresa, folha de pagamento é a soma de todos os registros financeiros: vencimentos, salários, bônus e descontos. Em contabilidade, folha de pagamento refere-se ao montante pago aos empregados para serviços prestados durante um determinado período de tempo.

A jornada de trabalho de acordo com as novas regras, as empresas poderão contratar trabalhadores para cumprir jornadas de 12 horas. No entanto, nesses casos, deverá haver obrigatoriamente um intervalo de 36 horas antes do retorno à empresa. O limite máximo de horas trabalhadas para as jornadas semanal (44 horas) e mensal (220 horas) segue inalterado. As horas laboradas além da jornada normal de trabalho, são consideradas horas extras.


Encargos Folha de Pagamento


O Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) é um imposto federal brasileiro que incide sobre todas as pessoas que tenham obtido um ganho acima de um determinado valor mínimo. Anualmente este contribuinte deve prestar informações pela Declaração de Ajuste Anual (DIRPF) para apurar possíveis débitos ou créditos (restituição de imposto). É pago pelas pessoas físicas, sendo calculado com base em sua renda. A alíquota é variável e proporcional à renda tributável (alíquota progressiva). Contribuintes com renda até determinado valor são considerados isentos.

Já o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência Social que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da previdência social, responsável pelo pagamento da aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente e outros benefícios para aqueles que adquirirem o direito a estes benefícios segundo o previsto pela lei. A Guia da Previdência Social (GPS) é o documento hábil para o recolhimento das contribuições sociais a ser utilizada pela empresa, contribuinte individual, facultativo, segurado especial e empregador doméstico. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). É um depósito mensal, referente a um percentual de 8% do salário do empregado, que o empregador fica obrigado a depositar em uma conta bancária no nome do empregado que deve ser aberta na Caixa Econômica Federal.


Reforma da Previdência


As novas alíquotas aprovadas na reforma da Previdência entram em vigor 01 de março de 2020 e começam a ser aplicadas sobre o salário de março, pago geralmente em abril. No Regime Geral de Previdência Social (RGPS), as novas alíquotas valerão para contribuintes empregados, inclusive para empregados domésticos, e para trabalhadores avulsos. Não haverá mudança, contudo, para os trabalhadores autônomos (contribuintes individuais), como prestadores de serviços a empresas e para os segurados facultativos. Segundo a Secretaria de Previdência, as alíquotas progressivas incidirão sobre cada faixa de remuneração, de forma semelhante ao cálculo do Imposto de Renda.

Link para download: Planilha Folha de Pagamento

Quer mais? Acesse a relação de planilhas e o site.


Na sequência segue o tutorial com 05 passos básicos para o preenchimento da folha de pagamento. Atente-se em preencher apenas os espaços destacados em cinza, conforme a numeração.


  1. Dicas preliminares de cálculo da folha de pagamento;

  2. A aba cadastro estão as informações das tabelas de imposto de renda, previdência e eventos diversos;

  3. Informar os dados cadastrais dos funcionários e jornada de trabalho, hora extra, adicional noturno, entre outros proventos e descontos. Se necessário colocar a data inicial e final do período aquisitivo de férias;

  4. A tabela cadastro é tratada como fonte de dados para alimentação da tabela principal da folha de pagamento. Para que a planilha replique na aba de lançamentos que é a próxima tela, pois lá vão aparecer os cálculos e as referências utilizadas para chegar no salário líquido;

  5. Copie e cole especial mantendo as colunas da planilha original e imprima os dados se achar necessário.


Críticas e Sugestões? Entre em contato ou mantenha-se conectado nas redes sociais.

8.089 visualizações0 comentário
bottom of page