• Guilherme Fernando Ferrari

Planilha de Ativo Imobilizado em Excel | Depreciação e Valor Residual


O modelo de preenchimento da planilha de depreciação do ativo imobilizado. A depreciação é o resultado do custo ou a despesa decorrente do desgaste ou da obsolescência dos ativos imobilizados.

A planilha tem por finalidade o controle dos bens ativos fixos considerando a depreciação mensal e acumulada, também, leva-se em consideração o valor residual do bem. Existem duas sub-classes que compreendem o Ativo Fixo: tangíveis e intangíveis, ou em um português mais simples, são os ativos palpáveis e os não palpáveis.

Ativos Tangíveis: podemos definir como ativos palpáveis, aqueles objetos que possuem materialidade, como mobília, equipamentos, prédios, bosques madeireiros e poços de petróleo. Tudo o que uma empresa possui de propriedade física e que se constitui de uma grande importância para o bom funcionamento dela, é chamado de ativo fixo tangível. Ativos Intangíveis: englobam as propriedades abstratas, aquelas que não podem ser tocadas, e são representadas por direitos de ordem jurídica ou econômica. A marca de uma empresa, como a Coca-Cola, bem como direitos de patentes e nomes, se configura como um ativo fixo intangível. Outro exemplo são os direitos autorais que uma editora possui sobre a publicação de seus livros. Em outra definição, o Ativo Fixo constitui-se de bens e direitos de caráter permanente que não são passiveis de venda a curto ou médio prazo. Também pode designar os direitos que uma empresa tem a receber a longo prazo.

O uso do imobilizado determina uma depreciação, de tal forma que, ao fim de certo tempo, deve ser reposto. Esse custo de reposição não pode ser computado de um momento para outro, mas deve ser distribuído ao longo de sua vida útil. O que resultará no valor residual: que é o montante líquido que a entidade espera, com razoável segurança, obter por um ativo no fim de sua vida útil, deduzidos os custos esperados para sua venda.

Abaixo está o link para efetuar o download, assim como, o vídeo tutorial e o passo a passo das principais células da planilha.

Link para download: Planilha Ativo Imobilizado

Quer mais? Acesse a relação de planilhas e o site.


  1. Na aba cadastro estão os Itens do Bem Ativo Imobilizado/Intangível: Com base na instrução normativa divulgada pela Receita Federal do Brasil, o usuário será capaz de encontrar o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) para relacionar o item com as taxas e prazos de depreciação.

  2. Informe a data de aquisição do bem;

  3. Se preferir forneça o número da nota fiscal e razão social do fornecedor;

  4. Descrição detalhada do bem, tais como: modelo, numeração, cor, etc. Enfim, algo que indique qual o bem que será depreciado;

  5. Digite a quantidade e valor de compra, conforme nota fiscal;

  6. Insira o valor do CIAP (Controle de Crédito do Ativo Permanente) e o item possui direito ao crédito e houve destaque do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na nota fiscal;

  7. Apenas informe a data e valor quando houver a baixa do bem.


Quer desbloquear o arquivo? Siga o passo a passo.

Críticas e Sugestões? Entre em contato ou mantenha-se conectado nas redes sociais.

#planilha #depreciação #planejamento

8,651 visualizações

© 2014-2020 Função Contábil | Planilhas de Contabilidade 

  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • RSS ícone social